Biografia



Vanessa Alves começou a cantar aos 7 anos, vencendo um festival da canção organizado pela paróquia do seu bairro. Desde então nunca mais deixou o fado.








Aos 14 inicia-se a cantar fado, integrando o elenco de várias casas de fado entre as quais A Taverna do Embuçado, Adega Machado e Casa de Linhares.



Fez também diversos espectáculos no Espaço das 7 às 9 no Centro Cultural de Belém.


Em 2007 apresentou-se em Moscovo a convite da Embaixada Portuguesa na Rússia. Recentemente, foi convidada pelo Ministério da Cultura para representar Portugal em concertos em Pequim e Xangai tendo também actuado no Palco 1º de Maio na Festa do Avante em 2009.

Foi convidada por Maria da Fé para integrar o elenco da sua casa de fados o Sr. Vinho onde canta todas as noites desde 2006. Esta ultima um dos lugares mais emblemáticos da história da Canção de Lisboa. O seu fado é definitivamente clássico, explorando um repertório tradicional tanto nas músicas como na essência das letras que escreve e interpreta.


Vanessa Alves é uma jovem e talentosa fadista que, segundo muitos, tem “alma de veterana”. Seu canto transmite uma forte sensibilidade e força, e nos últimos anos tem vingado no nosso país e no estrangeiro, tendo actuado recentemente no auditório Ruy de Carvalho durante as festas de Oeiras e no festival de Gent na Bélgica.



Vanessa Alves, nascida em 1985, pertence à nova geração fadista.
Com apenas 14 anos iniciou o seu percurso nas casas de fado, as quais considera serem a verdadeira escola da canção de Lisboa, cidade onde nasceu e cresceu.
Passou pela Taverna do Embuçado, pelo Bacalhau de Molho, pela Mesa de Frades e em 2006 foi convidada por Maria da Fé para integrar o elenco do Sr. Vinho.
Recentemente integra o elenco da casa de fados do Mário Pacheco, Clube de Fado, e da Viela do Fado de Diogo Rocha.
Desde então fez diversos concertos em Portugal, entre os quais se destacam o da Festa do Avante, o do Auditório Ruy de Carvalho e o da Casa da Música.
Participou como interprete no CD que faz parte do livro de poemas de José Luís Gordo, com 2 temas, entre os quais a Grande Marcha de Lisboa de 2008.
Vanessa também encantou fora de portas.
Convidada pela Embaixada Chinesa actuou em Pequim e em Xangai. Participou no Festival de Gent na Bélgica e levou o seu fado às áridas terras de Marrocos.
Recentemente participou no projecto URBANAS de Diogo Clemente.
Vanessa Alves transporta na sua voz a extensão da sua alma fadista clássica, definitivamente clássica.
É nos chamados fados tradicionais que encontra a sua verdade.
E é através dos mesmos que transmite a quem a ouve o peso das palavras, que trata com um enorme respeito e carinho.


Management- Sónia Bastos
soniambastos@gmail.com
Tel. 21 430 85 90



0 comentários:





"Sagrado é este fado que te canto do fundo da minha alma..."

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More